Juazeiro do Norte discute Armamento 26/11/2015
Juazeiro do Norte discute Armamento

Na última sexta (20), os guardas municipais de Juazeiro do Norte realizaram reunião para discutir o armamento da guarda municipal da cidade

O Sindicato dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza – Sindiguardas – participou, na última sexta-feira (20), da 1ª Reunião sobre Armamento dos guardas municipais de Juazeiro do Norte. Participaram também da reunião comissão de vereadores, comando da Guarda Municipal de Juazeiro do Norte, Procurador do município, secretário e subsecretário de segurança; sendo decidido pela maioria a necessidade do porte de arma para os guardas da cidade.

Durante a reunião, foram debatidos diversos pontos a favor e contra a decisão. Foi determinado, ao final, que uma comissão formada pela categoria, também composta por membros do Sindiguardas Cariri, ficaria responsável por acompanhar os trâmites do convênio com a Polícia Federal, que viabilizaria o armamento dos guardas da cidade. A primeira reunião da comissão com os vereadores e com o procurador do município acontece hoje, 26, às 9hr, na sede da Secretaria de Segurança de Juazeiro do Norte.

Os guardas municipais têm direito ao porte de arma desde 8 de agosto de 2014, pela Lei Federal 13.022. A Lei também ampliou as áreas de atuação das guardas municipais, como a função de agentes de trânsito, mas sua efetivação, dentre outras coisas, depende da implementação da política nos municípios e do compromisso dos gestores em capacitar as guardas para o exercício.